domingo, 28 de outubro de 2007

Cartão com Envelope

Neste tuto vou ensinar a fazer este cartão com o envelope.
Para fazer este trabalho, usei além dos recursos do PhotoFiltre Studio, o plugin Unlimited, para dar a textura do papel e para recortar as bordas, mas estes efeitos também podem ser dados usando somente os recursos do Photofiltre.





1- Abra uma imagem 300x225 e preencha com cor ou pattern de sua escolha. Eu usei neste trabalho uma pattern da Cute Colors (no final do tuto colocarei à disposição as patterns usadas). Se você usou preenchimento com cor, pode dar um efeito granulado ao cartão, clicando em Filtro-> Textura-> Areado. Depois de preencher, clique em Ver, Mostrar Grelha (ou Grade) e selecione, acompanhando a grade, um quadrado menor dentro do cartão. Clique em Seleção-> Inverter Seleção-> Cortar. Agora selecione a parte cortada com a varinha Mágica, clique em Contorno e Preenchimento e preencha com a cor ou pattern desejada.
Para quem tem o Plugin Unlimeted, clique em Edges,Square e selecione a opção 17, para cortar as bordas. Se não tiver o plugin, deixe a imagem por ora que mais adiante será possível dar este efeito com um recurso do próprio Photofiltre.



2- Abra uma nova imagem com as mesmas dimensões da primeira. Preencha com a cor desejada e dê textura de papel (usando o Unlimeted, escolhí Paper Texture, Canvas-Coarse, intensidade 94, luminosidade 87.



3- Escolha entre as seleções o triângulo, como mostra a imagem. Depois de medir a largura correta do que será a dobra do envelope, clique em Seleção-> Transformar-> Rodar 180º. Agora clique em Seleção-> Copiar Forma. Abra uma nova imagem e vá em Seleção-> Colar Forma. Clique em Editar->Contorno e Preenchimento e preencha com a mesma pattern da borda do cartão. Vá em Filtro, Estilizar, Contorno Progressivo e faça uma borda numa tonalidade mais escura que a cor usada, contorno 5.









4- Abra uma nova imagem de tamanho 500x400 e cole nela todas as outras tres imagens que você criou até aqui. Cada uma aparecerá como uma nova camada.



5- Selecione a camada que corresponde ao corpo do envolepe, clique em Camada->Transformar->Transformar Livremente e coloque ângulo -20º. Faça o mesmo com a dobra do envelope. Arraste a camada da dobra do envelope até se unir no topo do corpo do envelope, como mostra a imagem:




6- Para a camada da dobra do envelope, coloque sombreado 2-2. Clique na camada do cartão, Imagem->Cor Transparente e selecione a cor preta (se você usou o Unlimeted), tolerância 100. Arraste a camada do cartão por sobre a camada do corpo do envelope e encaixe o cartão entre a dobra do envelope. Dê um sombreado no cartão. Depois, se desejar, abra pequenas imagens e decore o envelope ou o cartão (ou ambos, como coloquei no meu trabalho).

7- O trabalho está pronto, falta contar como dar o efeito de borda rasgada sem usar o Unlimeted. Selecione a camada que deseja dar o efeito, clique em Camada->Efeito de Borda->Rasgado. Esta opção acaba 'rasgando' demais a imagem, e não encontrei opção de graduar este efeito. Por isso, tenha em conta que se perderá muito da dimensão imagem.

É isso!

Patterns usadas:

Fundo do cartão:
Borda do cartão e envelope:

Outros trabalhos semelhantes:






Proibida a cópia total ou parcial de qualquer tutorial aqui apresentado.