quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Usando Brushes

Existe uma maneira de usar os brushes do Paint Shop Pro no PhotoFiltre Studio, quando estão em formato JPEG e PNG. Aqui neste link vocês podem encontrar diversos brushes para o Paint Shop. Os arquivos vem em pastas compactadas. Salve e descompacte em alguma pasta criada para brushes, FORA do Photofiltre Studio. Se você salvar na pasta de Brushes do programa, além de sobrecarregá-lo, possivelmente não conseguirá usá-los. É aí que entra uma outra maneira de usar os brushes que estão fora do programa (e esta eu aprendí com a Claudya do Diva Mix que também cria uns brushes muito legais).

Basta salvar os brushes escolhidos em uma pasta qualquer, FORA do programa Photofiltre Studio (e não na pasta de Brushes do programa). Quando desejar usar a imagem, clique em Ferramentas, Explorador de Imagens. Vai se abrir uma tela em branco abaixo na tela. Clique na primeira pastinha à esquerda desta tela em branco e procure a pasta onde salvou os brushes. Eles se abrirão todos na tela abaixo, como mostra a imagem:



Para usar o brushe, abra uma imagem qualquer, escolha uma cor, clique duas vezes no brushe a ser usado e vá em Editar->Copiar. Feche o brushe, vá na imagem a ser trabalhada e clique em Editar->Colar Especial->Mascara.

Pronto! Aí está o seu brushe. Com esta tecnica, você pode transformar em brushe a imagem que quiser...

Vou mostrar este trabalho (um simples cartão) que fiz usando esta técnica :



Para realizar este trabalho será necessário, além dos brushes, os plugins Unlimeted e Alien Skin Xenofex 2, que dá este efeito de borda queimada na imagem. Os brushes que usei foram encontrados neste site, dica da Jô Angel.





As imagens são grandes, por isso, na hora de usá-las, redimensione.

Para este trabalho, abrí uma imagem 400x300 e preenchí com esta cor: #EFEAD4

Abrí o Explorador de Imagem e copiei e colei os brushes, já redimensionados, sobre as imagens, colocando as folhagens nos cantos (a cor escolhida para os brushes foi: #C1B26E).

Depois de colar os brushes, clique em Plugins -> Unlimeted -> Paper Texture -> Canvas,Coarse e ajuste Instensity 94 e Lightness 87. O efeito granulado aparecerá na imagem. Depois clique em Plugins, Alien Skin Xenofex 2 -> Burnt Edges e coloque os valores como na imagem (clique para ampliar):



Pronto. Depois é só ir em Imagens->Cor Transparente e selecionar a cor do fundo (branca).

*Obs: Tanto o plugin Unlimeted quanto o Alien Skin devem ser instalados como um programa qualquer!! Salve-os em Meus Documentos, descompacte-os na mesma pasta (Meus Documentos) e instale-os na pasta de Plugins do PhotoFiltre.


Proibida a cópia total ou parcial de qualquer tutorial aqui apresentado.